terça-feira, 29 de abril de 2025

Prefeitura de Salvador abre inscrições para curso gratuito de audiodescrição com foco em inclusão cultural e turística

Foto: Shutterstock

Da Redação

A Prefeitura de Salvador está com inscrições abertas para o Curso de Formação em Audiodescrição, iniciativa voltada à promoção da inclusão e do acesso à cultura, informação e turismo por pessoas com deficiência visual. A ação é promovida pela Diretoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O curso ocorrerá entre os dias 6 de maio e 8 de julho, sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, na sede da FGM, no bairro da Barroquinha. A formação tem carga horária total de 40 horas e é voltada a profissionais de diversas áreas, como professores, guias turísticos, jornalistas e gestores de redes sociais. As inscrições estão disponíveis neste link.

A proposta do curso é oferecer uma base teórica e prática sobre a audiodescrição — técnica de acessibilidade que permite a pessoas cegas ou com baixa visão compreenderem melhor os ambientes e contextos ao seu redor. Após as aulas iniciais em sala, os participantes farão visitas técnicas a pontos culturais da cidade, como a Casa das Histórias, Galeria Mercado, Casa do Carnaval, Espaço Cultural da Barroquinha, Cine Glauber Rocha e Praça Castro Alves. Nessas atividades, os alunos terão a oportunidade de aplicar a técnica de audiodescrição em tempo real.

“A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso às informações ao seu redor. A Prefeitura de Salvador quer garantir que todos tenham acesso igualitário à cultura, ao turismo e à arte”, explicou Daiane Pina, diretora da Pessoa com Deficiência da Sempre. Ela destacou ainda que o curso também pode beneficiar pessoas com autismo e TDAH, por contribuir com o foco e a percepção do ambiente.

29 de abril de 2025, 09:00

Compartilhe: