SAC do Empreendedor realizou 24 mil atendimentos e qualificou 37 mil pessoas em quatro anos

Da Redação
Entre 2021 e 2024, o SAC do Empreendedor realizou 24.298 atendimentos e prestou 36.418 serviços voltados para empreendedores de Salvador. Os serviços mais procurados no equipamento, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), são a impressão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), as negociações e a formalização como Microempreendedor Individual (MEI).
O SAC do Empreendedor se destaca pela oferta de serviços e também pela qualificação, com o objetivo de estimular e fortalecer o desenvolvimento do empreendedor e o ambiente de negócios na capital baiana. São oferecidos cursos e oficinas em áreas como marketing digital, atendimento, precificação, vendas, gestão financeira, delivery e gestão eficiente, entre vários outros. Ao todo, 37.155 empreendedores foram contemplados com os cursos e oficinas, de 2021 a 2024, sendo que 42% do total foram mulheres e 83%, negros.
Atendimento integrado
“É uma estrutura muito importante para os empreendedores, pois é possível resolver diferentes problemas relacionados aos negócios no mesmo lugar. Nós valorizamos o empreendedor para que ele não tenha que ir em vários lugares. Se ele tem uma dúvida sobre a Secretaria da Fazenda, ele pode tirar lá. Se ele tem algum problema em relação a contabilidade, contamos com uma parceria para auxiliá-lo, então o empreendedor tem vários serviços no mesmo local. Facilitamos o dia a dia dele para que ele possa focar nos negócios”, afirma Maria Eduarda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec.
Ela lembra que o SAC do Empreendedor está à disposição de todos os empreendedores, desde os ambulantes, MEIs às micro e pequenas empresas, apesar do maior volume de MEIs entre os atendimentos prestados. Apenas este ano, o serviço já realizou 4,8 mil atendimentos, mais de 6 mil serviços e qualificou 4.483 pessoas.
Marluce Marques, de 63 anos, é trabalhadora autônoma e já fez oficina de Trancista, Produção de Temperos, Marketing Digital e Precificação. A cada aprendizado, ela melhora mais o trabalho artesanal que faz. “Eu faço geleia de pimenta e ímãs de geladeira de baianinhas. Vendo em feiras, em parceria com a Prefeitura, e sempre que posso faço a qualificação do SAC do Empreendedor. A de precificação eu fiz no ano passado e foi muito boa. O professor nos mostrou uma ferramenta excelente para precificar os produtos e também ter um controle de estoque”, relata.
Acesso
O atendimento no SAC do Empreendedor ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e temporariamente está sendo realizado no mesmo local de funcionamento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no andar térreo do Edifício Ouro Preto, na Avenida Miguel Calmon, no Comércio, visto que a estrutura original de funcionamento, no Mercado São Miguel, está em obras.
No local, é possível fazer a regularização do CNPJ, incluindo abaixa e alteração cadastral; parcelamento de dívida; opção de débito automático ou restituição do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); emissão de DAS convencional e de parcelamento; Declaração Anual de Faturamento, entre outros. Além disso, é possível obter suporte jurídico e tributário, com o apoio de instituições parceiras. O agendamento pode ser feito no site https://salvadordigital.