Salvador permanece em alerta para fortes chuvas até terça-feira

Da Redação
Salvador segue sob alerta de fortes chuvas neste fim de semana e nos próximos dias. A capital baiana recebeu um aviso de nível laranja — que indica perigo — do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde a madrugada desta sexta-feira (2), foram registradas chuvas moderadas em diversos bairros da cidade, e a previsão é de que o cenário se mantenha até a próxima terça-feira (6).
De acordo com o boletim meteorológico, os acumulados de chuva nas últimas seis horas variaram entre moderado e forte. Os maiores volumes foram registrados em Piatã (45,2 mm), Plataforma e Sete de Abril (43,4 mm), Canabrava (43,2 mm), Itacaranha (41,8 mm) e São Marcos (41,6 mm).
A mudança no tempo é causada pela atuação de uma frente fria que chegou à capital nos últimos dias. Segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, o fenômeno tem atingido diversos pontos da cidade “de forma democrática”, ou seja, espalhada por várias regiões.
A previsão indica possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidade entre 60 e 100 km/h. Também há risco de alagamentos, quedas de árvores e galhos, cortes no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.
Em situações de rajadas de vento, a Defesa Civil recomenda que a população evite se abrigar sob árvores e que não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
Em caso de emergência, os cidadãos podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.