Salvador ultrapassa média de chuvas de maio em apenas seis dias, alerta Codesal

Da Redação
A cidade de Salvador enfrenta um mês de maio atípico, com volumes de chuva muito acima do esperado. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), em apenas seis dias, a capital baiana já ultrapassou a média histórica de precipitação para todo o mês, que é de 302,2 milímetros.
Em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metrópole, o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, explicou que o cenário é resultado da combinação entre ventos úmidos e um sistema de baixa pressão, fatores que contribuíram para a intensificação das chuvas nesta semana. A previsão é de que as precipitações se agravem ainda mais nesta sexta-feira (16) e sábado (17), com a chegada de uma nova frente fria.
“Já ultrapassamos, em alguns bairros, mais de 100 milímetros do que era previsto para o mês inteiro, o que mostra a gravidade do cenário. Graças a Deus, apesar dos transtornos, não tivemos nenhuma perda de vida”, declarou Macedo à Rádio Metrópole.
Com o solo saturado e o risco elevado de deslizamentos, a Codesal reforçou o estado de atenção. Sirenes de alerta foram acionadas em seis áreas de risco, e moradores dessas localidades foram acolhidos em escolas da rede municipal. A ação conta com o apoio das secretarias de Promoção Social, Educação e Manutenção, que estão atuando desde o pagamento de auxílios emergenciais até a recepção e acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade.
Ainda segundo Sosthenes Macedo, os ventos fortes da semana passada agravaram os impactos. “Só na semana passada, tivemos rajadas de vento de quase 65 km/h, sendo que a média normal é de 10 km/h. Mais de 60 árvores caíram — total ou parcialmente — e nossa equipe agiu com rapidez para evitar maiores danos”, afirmou.
As autoridades pedem que a população siga as orientações da Defesa Civil e fique atenta aos alertas emitidos pelos canais oficiais.