sábado, 17 de maio de 2025

Após 74 anos de casamento, casal morre no mesmo dia no interior de SP

Foto: Divulgação

Da Redação

Casados há 74 anos, Odileta Pansani de Haro, de 92 anos, e Paschoal de Haro, de 94, morreram no mesmo dia, com um intervalo de dez horas, em Votuporanga, no interior de São Paulo. Eles faleceram em casa, no último dia 17 de abril, cercados pela família.

A história do casal começou ainda na adolescência, em um encontro casual na praça da Matriz de Votuporanga. Ela havia se mudado recentemente de Mirassol, e ele, natural da cidade, usou o pretexto de uma corrente lançada ao ar que caiu sobre o braço dela para iniciar a conversa. O namoro seguiu por meio de cartas.

Casaram-se em 15 de abril de 1951, data que coincidiu com o aniversário de 20 anos de Paschoal. Ao longo da vida, tiveram seis filhos. A primogênita, Sílvia, morreu aos 33 anos, vítima de leucemia. Segundo familiares, a perda uniu ainda mais a família.

Paschoal trabalhou no comércio local, em lojas de tecidos e calçados. Odileta dedicou-se ao cuidado da casa e dos filhos. Aos domingos, era tradição reunir filhos e netos na residência do casal.

Nos últimos anos, Odileta foi diagnosticada com Alzheimer e passou a ser cuidada por Paschoal, que por sua vez descobriu um câncer no intestino em 2023. O tratamento seria paliativo, segundo os médicos.

De acordo com o filho Luciano de Haro, de 63 anos, Paschoal temia morrer antes da esposa, receando deixá-la em sofrimento. “Ele pedia a Deus que a levasse antes e que ele fosse no mesmo dia”, contou.

O pedido foi atendido: Odileta morreu às 7h e Paschoal às 17h, no mesmo quarto. Os corpos foram velados juntos e enterrados um após o outro.

O casal deixa cinco filhos, seis netos e quatro bisnetos.

16 de maio de 2025, 15:00

Compartilhe: