quinta-feira, 3 de julho de 2025

Polícia Civil da Bahia desarticula quadrilha que usava tecnologia de deepfake para fraudes bancárias

Foto: Divulgação

Da Redação

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18), uma operação para desmantelar uma quadrilha especializada em fraudes eletrônicas contra instituições financeiras. Segundo as investigações, os criminosos utilizavam tecnologia de deepfake, baseada em inteligência artificial, para falsificar documentos e manipular imagens, com o objetivo de burlar os sistemas de segurança dos bancos.

Batizada de Operação DRCC, a ação resultou na apreensão de centenas de carteiras de identidade falsas com um dos suspeitos. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em bairros de Salvador, como Matatu e Coutos, além de Barra do Jacuípe, na Região Metropolitana.

De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), unidade do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), os documentos fraudados eram utilizados para abertura de contas bancárias em nome de terceiros. A partir disso, os golpistas conseguiam acessar créditos pré-aprovados e realizar outras transações fraudulentas, provocando prejuízos milionários às instituições financeiras.

As investigações apontam que o grupo criminoso se valia de softwares avançados capazes de gerar vídeos e imagens falsificadas com alta precisão, inclusive aptos a enganar sistemas de biometria facial.

“A ação evidencia o compromisso da Polícia Civil com o combate qualificado às novas formas de fraude, que se utilizam de tecnologia de ponta para lesar instituições e cidadãos”, afirmou o diretor do DEIC, delegado Thomas Galdino.

As diligências continuam ao longo do dia em Salvador e região metropolitana. Até o momento, a Polícia Civil não divulgou o número de envolvidos nem confirmou se houve prisões.

18 de junho de 2025, 08:00

Compartilhe: