quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Prefeito de São Domingos é obrigado a repintar prédios públicos e pagar os custos

Foto: Reprodução

Da Redação

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou que o prefeito de São Domingos, Ilário Antônio Carneiro (PSD), repinte prédios públicos e substitua os uniformes dos servidores municipais. A decisão ainda obriga o gestor a arcar com os custos da tinta e da mão de obra, estimados em R$ 28 mil.

A penalidade foi aplicada após auditoria constatar que imóveis da administração municipal foram pintados com as cores vermelho e amarelo, associadas à campanha eleitoral de Ilário, em desacordo com as cores oficiais do município (amarelo, azul, branco e verde), previstas por lei.

Além da obrigação de ressarcimento, o prefeito foi multado em R$ 3 mil. A representação foi encaminhada ao Ministério Público da Bahia, que deve apurar possível prática de improbidade administrativa.

Segundo os auditores do TCM, a padronização com as cores da campanha não foi pontual. A conduta, classificada como promoção pessoal, se estendeu também ao fardamento dos servidores públicos municipais.

Para o tribunal, houve violação dos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e legalidade na administração pública. A decisão ainda cabe recurso.

18 de junho de 2025, 18:31

Compartilhe: