sábado, 15 de novembro de 2025

Advogado é preso por violar tornozeleira eletrônica após reincidência em descumprimento de medidas protetivas

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Redação

O advogado Paulo Roberto de Valente Júnior, de 42 anos, foi preso na noite desta terça-feira (18), no bairro do Imbuí, em Salvador, por violação da tornozeleira eletrônica. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), da Casa da Mulher Brasileira, após descumprimento de medida protetiva concedida à sua ex-companheira. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça e cumprido no local.

Segundo reportagem do Correio, Paulo Roberto já havia sido denunciado em abril deste ano, por ter violado o equipamento de monitoramento eletrônico ao menos 67 vezes entre 2024 e 2025. À época, embora o Ministério Público Estadual (MPBA) tenha solicitado sua prisão preventiva, o juiz Álerson do Carmo Mendonça, da 1ª Vara de Violência contra a Mulher de Vitória da Conquista, optou apenas por aplicar uma advertência.

Com histórico de processos relacionados à violência contra diferentes mulheres, o advogado foi preso anteriormente em 26 de junho de 2023, no bairro do Costa Azul, também na capital baiana, por descumprir medidas cautelares impostas em favor da dentista e professora universitária Mariana Amorim, sua ex-namorada, que residia em Vitória da Conquista à época.

No dia 19 de novembro, Paulo Roberto conseguiu o direito de responder aos processos em liberdade, mediante cumprimento de medidas cautelares, como recolhimento noturno entre meia-noite e 5h da manhã, proibição de se ausentar de sua residência por mais de 200 metros durante esse período, além da obrigatoriedade de uso de tornozeleira eletrônica e comparecimento a todos os atos judiciais.

Atualmente, ele permanece custodiado e à disposição do Poder Judiciário.

19 de junho de 2025, 13:30

Compartilhe: