Reconhecimento facial ajuda a prender sete foragidos durante festas de São Pedro na Bahia

Da Redação
Sete foragidos da Justiça foram capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) durante as festas de São Pedro, realizadas entre sábado (28) e domingo (29). Com essas prisões, o número de capturados nas festas juninas de 2025 no estado chegou a 26, segundo balanço divulgado pela SSP na segunda-feira (30).
Quatro dos homens presos estavam sendo procurados por crimes como dívida de pensão alimentícia, adulteração de sinal identificador de veículo, porte ilegal de arma de fogo e furto simples. Eles foram localizados nas festas nas cidades de Belo Campo, Eunápolis e Itabuna. Os suspeitos foram identificados após passarem por pontos com câmeras do sistema de reconhecimento, que geraram alertas para os Centros Integrados de Comunicações (Cicoms) de Vitória da Conquista, Itabuna e Porto Seguro.
A Polícia Militar, que atuava nos eventos, foi acionada e realizou a abordagem e condução dos suspeitos às delegacias locais. As ordens judiciais foram expedidas por diferentes tribunais e varas, incluindo o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Itabuna, a Vara Criminal de Eunápolis e a Vara de Jurisdição Plena de Riacho de Santana.
Outros três foragidos, procurados por furto simples, pensão alimentícia e tráfico de drogas, também foram detidos durante os festejos nas cidades de Itabuna, Eunápolis e Ipiaú.
A SSP-BA reforçou que o uso do sistema de reconhecimento facial tem sido fundamental para a identificação e prisão de criminosos durante grandes eventos no estado.