quarta-feira, 16 de julho de 2025

Hugo Calderano é barrado pelos EUA e fica fora de torneio internacional de tênis de mesa

Foto: Divulgação

Da Redação

O mesatenista Hugo Calderano foi impedido de entrar nos Estados Unidos e está fora do WTT Grand Smash, uma das principais competições do circuito internacional de tênis de mesa, que ocorre em Las Vegas. O próprio atleta comunicou a ausência em postagem nas redes sociais, nesta quarta-feira (3), e atribuiu o problema a uma questão burocrática.

“Infelizmente não poderei disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas devido a um impedimento burocrático para entrada nos Estados Unidos. Lamento ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, escreveu.

Calderano, que tem cidadania portuguesa, viaja habitualmente aos Estados Unidos com dispensa de visto, como prevê o Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver Program), que permite a entrada de cidadãos da União Europeia mediante autorização eletrônica prévia. No entanto, desta vez, seu pedido pelo sistema não foi aprovado.

Segundo o mesatenista, ao buscar esclarecimentos com as autoridades norte-americanas, foi informado de que a negativa se deu devido a uma viagem que fez a Cuba, em 2023. Na ocasião, ele participou do Campeonato Pan-Americano e da etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris, competições oficiais da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Diante da recusa, Calderano recorreu a um pedido emergencial de visto, com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico local. A solicitação, no entanto, não foi processada a tempo.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, completou o atleta.

03 de julho de 2025, 18:00

Compartilhe: