domingo, 9 de novembro de 2025

Linha Garziera Resiliente comprova alta qualidade e potencial de guarda dos vinhos do Velho Chico – por José Falcón Lopes

Foto: Siderlei Ditadi/Projeto Imagem

Uma linha de vinhos de corte de alta qualidade criada especialmente para homenagear os pioneiros na produção vitivinícola no Vale do São Francisco. Esta será a linha Garziera Resiliente, de autoria dos enólogos Rodrigo Fabian e Flavio Durante, que o Grupo Verano Brasil pretende lançar durante a ProWine 2025, entre os dias 30/09 e 02/10, em São Paulo.

Rodrigo Fabian, que é também um dos sócios do Grupo Verano Brasil, conta que os pioneiros precisaram ter teimosia, persistência e amor pela produção de vinhos e pela região, senão teriam desistido assim que apareceram as primeiras dificuldades.

No mês de junho, pude comprovar o resultado de todo esse trabalho ao degustar dois “blends” desenvolvidos para a linha Garziera Resiliente na sede da vinícola em Lagoa Grande, Pernambuco. A visita fez parte da “press trip” organizada pelo Projeto Imagem ao Vale do São Francisco.

O primeiro corte foi um vinho 100% Malbec, sendo 60% da safra de 2023 com 18 meses de passagem em barrica de carvalho francês de primeiro uso e 40% da safra de 2024 com apenas seis meses de barrica. Um vinho macio, gastronômico e que deve ganhar mais complexidade em garrafa.

Já o segundo corte foi composto por três variedades: 48% Cabernet Sauvignon com 18 meses de passagem em barrica de carvalho francês de primeiro uso, 32% Malbec com seis meses em barrica e 18% Shiraz com 10 meses em barrica. Um vinho muito saboroso, com notas de fruta de caroço (notadamente ameixa) e com mais final persistente em boca.

Rodrigo Fabian antecipou que deve ser lançado ainda um terceiro vinho chamado “Centenário” em homenagem às 100 safras da Vinícola Garziera e que a proposta da linha Garziera Resiliente é que seus vinhos nunca tenham um único corte, porcentagem ou variedade.

Enoturismo

Fundado há 50 anos pelo enólogo gaúcho Jorge Garziera, o Grupo Verano Brasil possui duas unidades de produção no Vale do São Francisco: a Vitivinícola Tropical Rio Valley, localizada na Fazenda Milano, em Santa Maria da Boa Vista (PE) e a Vitivinícola Terroir do São Francisco, localizada na Fazenda Garibaldina, em Lagoa Grande (PE). Juntas, as duas unidades possuem mais de 300 hectares de vinhedos.

O espaço do receptivo aos enoturistas está localizado na Fazenda Garibaldina e recebe o nome de Villa Garziera. As visitas podem ser agendadas pelo Celular/WhatsApp (87) 98124-5252.

Prêmios

Para a visita ao Grupo Verano Brasil ser completa, é preciso que o visitante experimente alguns dos seus muitos rótulos premiados. Durante a minha visita, pude comprovar o frescor do Frisante Rosé Rio Valley e o aroma frutado do delicioso corte branco bivarietal Garziera Chardonnay e Chenin Blanc. Estes dois rótulos foram campeões brasileiros nas suas respectivas categorias na Grande Prova Vinhos do Brasil 2025.

A linha Garziera Reserva merece atenção especial, com destaque para o Garziera Reserva Malbec, um dos melhores vinhos tintos da região Nordeste também conforme o ranking da GPVB 2025.

Projeto Imagem

As atividades do Projeto Imagem fazem parte de um convênio firmado entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional para dar visibilidade ao potencial das regiões vitivinícolas brasileiras. A “press trip” do Projeto Imagem às vinícolas do Vale do São Francisco contou com o apoio do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf).

José Falcón Lopes é hispano-brasileiro, jornalista formado na FACOM-UFBA e autor da Coluna VinhosBahia.
Email: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @VinhosBahia

06 de julho de 2025, 13:34

Compartilhe: