terça-feira, 15 de julho de 2025

Deputados baianos apoiam moção de louvor a Trump às vésperas de taxação contra o Brasil

Foto: Divulgação

Da Redação

Dois deputados federais da Bahia votaram a favor de uma moção de louvor ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, horas antes de o governo norte-americano anunciar uma nova tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, medida que pode atingir diretamente a economia baiana.

Os parlamentares José Rocha (União) e Claudio Cajado (PP) estavam entre os 22 membros da Comissão de Relações Exteriores da Câmara que aprovaram o texto, apresentado pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). A moção expressa “louvor e regozijo” a Trump, mesmo diante do agravamento das tensões comerciais entre os dois países.

A nova taxação ameaça setores importantes da economia baiana, especialmente o agronegócio e a indústria de alimentos e bebidas, que mantêm forte relação com o mercado norte-americano.

A votação da moção ocorreu no mesmo colegiado que, até o ano passado, era disputado por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), então licenciado do mandato, em articulação para construir pontes com aliados internacionais do bolsonarismo.

Apesar da repercussão negativa, o gesto de apoio a Trump foi mantido. No ano passado, o mesmo grupo chegou a indicar o ex-presidente norte-americano para receber a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara. Agora, em meio à escalada de tensões, o gesto pode soar ainda mais simbólico — e, para alguns, contraditório.

10 de julho de 2025, 13:52

Compartilhe: