Bahia emplaca cinco deputados e dois senadores entre os mais influentes do Congresso, aponta levantamento

Da Redação
A Bahia tem cinco deputados federais e dois senadores entre os 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
O ranking, conhecido como “Cabeças do Congresso”, destaca parlamentares com atuação considerada estratégica no Parlamento (aqueles que lideram debates, articulam votações, dominam negociações ou influenciam na formulação de políticas públicas).
“É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo”, define o DIAP.
Entre os deputados baianos incluídos na lista estão: Antonio Brito (PSD), Daniel Almeida (PCdoB), Elmar Nascimento (União Brasil), Léo Prates (PDT) e Paulo Azi (União Brasil).
Em primeiro mandato na Câmara, Léo Prates comemorou o reconhecimento. “Sempre disse que, pra gente, o caminho é mais longo, e o esforço tem que ser dobrado. Mas vale a pena! Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, de um esforço coletivo que carrega o nome e a luta de muita gente”, declarou, em nota.
Entre os senadores, dois nomes baianos figuram entre os mais influentes: Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD). O senador Angelo Coronel (PSD) ficou de fora da seleção.
O levantamento também aponta parlamentares em ascensão — aqueles que, segundo o DIAP, caminham para integrar o núcleo estratégico do Congresso. Três baianas aparecem nesta categoria: Alice Portugal (PCdoB), Lídice da Mata (PSB) e Roberta Roma (PL).