quarta-feira, 16 de julho de 2025

Rapidinhas: Os candidatos nativos de ACM Neto, as contas de Roberto Carlos, o “olho gordo” dos Vieira Lima e a “dobradinha” em Feira

Foto: Divulgação

Da Redação

Candidatos nativos

Virtual candidato ao governo da Bahia em 2026, ACM Neto (União) quer ter candidatos a deputado federal ou estadual nativos nos maiores municípios da Bahia. Em alguns casos, pode apoiar até mais de um, como é o exemplo de Feira de Santana, onde o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB) e o ex-prefeito Colbert Martins Filho (sem partido) desejam concorrer a federal. Em Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado, o escolhido é o vereador Diogo Azevedo (União), que tentará uma cadeira na Assembleia.

Rebeldia em Camaçari

Em Camaçari está uma dos principais nomes de ACM Neto para a Assembleia: o ex-prefeito Antonio Elinaldo (União). Lá, o virtual candidato ao governo poderia ter uma “dobradinha” 100% local, se respaldasse a vontade do ex-vereador Flávio Matos (União) de ser postulante a deputado federal. Em segundo lugar na disputa pela Prefeitura da cidade em 2024, Matos não tem o apoio nem de Neto e nem de Elinaldo na empreitada – o compromisso dos dois para federal é marchar com a reeleição de Paulo Azi (União) e com a candidatura à Câmara do deputado estadual Manuel Rocha (União).

Cacau dividido

Em Lauro de Freitas, a articulação é para que a prefeita Débora Régis (União) apoie a candidatura de Cacá Leão (PP), que almeja retornar à Câmara – o pai do atual secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, o deputado federal João Leão (PP), já foi prefeito da cidade. Em Juazeiro, ACM Neto aposta todas as fichas na reeleição do deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB). Em Ilhéus, dois nativos da região disputam a preferência do líder oposicionista para o Congresso: Jabes Ribeiro (PP), ex-prefeito da cidade, e Vinícius Ibrann, atual chefe da Casa Civil da terra de Gabriela e ex-gestor de Buerarema.

Estímulo de longe

Em Barreiras, a capital do oeste, ACM Neto quer que o ex-prefeito Zito Barbosa (União) seja postulante a deputado federal. Já em Teixeira de Freitas, no extremo-sul do estado, dois nomes disputam a preferência do ex-gestor de Salvador para a Assembleia: o vereador Jonatas dos Santos (MDB), presidente do Legislativo municipal, e o bolsonarista Coronel França (PL), que foi o mais votado para deputado estadual do município em 2022. Dessa mesma região, ACM Neto também tem interesse na candidatura da médica bolsonarista Raissa Soares (PL), a “doutora cloroquina”, para a Câmara.

Sonho federal

O deputado estadual Roberto Carlos (PV) decide até o final de semana se será candidato a uma cadeira na Câmara Federal em 2026 ou se concorre à reeleição. O desejo do parlamentar é de alçar voos mais altos. Em conversa com aliados, calcula que atualmente tem potencial para chegar a 80 mil votos se for postulante a federal. Ele acredita que, com o apoio do governador e do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), pode bater os 100 mil sufrágios.

Conversa decisiva

Natural de Uauá, mas com a trajetória política construída a partir de Juazeiro, Roberto Carlos vai aproveitar a visita de quatro dias de Jerônimo ao maior município do norte baiano, que começa nesta quarta (16), para ter uma conversa definitiva sobre 2026. Ele quer reunir na mesma mesa o governador e o prefeito para bater o martelo sobre a questão. O deputado sabe que não pode esperar mais tempo para não perder lideranças. Se for candidato a federal, o desejo é se filiar ao PDT.

Olho gordo

Os irmãos Vieira Lima estão de olho nos movimentos de Roberto Carlos em Juazeiro. Isso porque almejam que Andrei Gonçalves apoie o primo deles, Jayme Vieira Lima, atual presidente da Cerb e do MDB baiano, como candidato a deputado federal. Lúcio e Geddel querem valer o investimento político feito pelo partido no jovem prefeito de primeiro mandato.

“Dobradinha” em Feira

O deputado federal João Carlos Bacelar (PL) costura uma “dobradinha” em Feira de Santana com o deputado estadual Binho Galinha (PRD), aquele mesmo acusado pela polícia de chefiar uma milícia na Princesa do Sertão. Jonga, como é conhecido o congressista, marcou presença no final de semana em uma festa batizada de “Bye, Bye São João”, organizada por Binho. Quem também passou por lá foi o presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto – a coluna já revelou em primeira mão que o deputado estadual vai migrar para a legenda.

Declaração de bens

Os deputados e servidores da Assembleia Legislativa têm até o dia 31 de agosto para apresentar a declaração de bens e rendas no portal de recursos humanos da Casa, uma exigência que passou a ser obrigatória desde 2024. O documento é o mesmo entregue anualmente na declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. A novidade é um legado deixado pela gestão do ex-presidente Adolfo Menezes (PSD).

Aposta na gratidão

O vereador de Salvador Alexandre Aleluia (PL) confirmou, em conversa com a coluna, que pretende concorrer a deputado federal em 2026. Ou seja, ele descartou apoiar a candidatura de Carlos Muniz Filho, herdeiro do presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB), e que também quer ser congressista a partir de 2027. O tucano, no entanto, não desistiu de convencer o colega, a quem é próximo e sempre ajudou a ocupar posições de destaque no Legislativo municipal.

15 de julho de 2025, 18:07

Compartilhe: