Incêndio no Comércio causa desabamento de prédio e interdição de campus universitário em Salvador

Da Redação
Um incêndio de grandes proporções atinge quatro prédios no bairro do Comércio, em Salvador, desde a noite de quarta-feira (16), provocando danos significativos à estrutura das edificações. As informações são do Correio.
O principal impacto até o momento foi o desabamento do Edifício Lâmpada, onde o fogo teve início, segundo relatou o engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Antônio Figueiredo. Ainda de acordo com ele, o incêndio começou pouco antes da meia-noite, na parte superior do edifício, cuja estrutura de madeira facilitou a propagação das chamas. “Por conta do fogo, a estrutura, inclusive, registrou um desabamento. Em seguida, passou para o Edifício Pernambuco e, por fim, para dois prédios na parte dos fundos”, afirmou Figueiredo ao Correio.
Um dos imóveis atingidos faz fundo com o prédio que abriga o Campus Comércio da Unijorge, instituição que oferece aulas presenciais, semipresenciais e a distância. Apesar de ainda não haver confirmação sobre danos estruturais na universidade, o edifício foi interditado por precaução, e as atividades acadêmicas foram temporariamente suspensas, conforme divulgou o Correio. Até as 7h30 da manhã desta quinta-feira (17), funcionários ainda não haviam conseguido acessar o local.
Além da Codesal, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal (GCM) acompanham os trabalhos de contenção do fogo. Os outros três prédios afetados são uma edificação onde funciona a loja Só Utilidades, o Edifício Sílio Pedreira e um prédio localizado ao lado esquerdo, ainda não identificado. Segundo o Correio, os imóveis apresentam grande quantidade de fumaça e ruídos provocados pelas chamas.
Sobre o campus da Unijorge, Antônio Figueiredo ressaltou a necessidade de uma inspeção detalhada. “Funcionava uma faculdade até ontem, mas hoje já não sabemos se vai funcionar novamente. É preciso avaliar direito se houve impacto e se a estrutura está segura”, afirmou.
As equipes do Corpo de Bombeiros continuam atuando no local para controlar o incêndio e evitar novos desabamentos.