Mais de 55 mil baianos aderem a acordo para ressarcimento de descontos indevidos do INSS

Da Redação
Mais de 55,7 mil aposentados e pensionistas na Bahia já aderiram ao acordo de devolução dos descontos indevidos realizados por entidades conveniadas ao INSS entre março de 2020 e março de 2025. O estado é o terceiro com maior número de adesões no país, atrás apenas de São Paulo (114,5 mil) e Minas Gerais (57,3 mil), segundo balanço divulgado pelo governo federal nesta sexta-feira (18).
Em todo o país, mais de 582 mil beneficiários já formalizaram a adesão ao acordo, que prevê a devolução integral dos valores corrigidos pela inflação. Os pagamentos começam a ser feitos na próxima quinta-feira (24), diretamente na conta em que o segurado recebe o benefício. A liberação seguirá a ordem de adesão.
Podem participar da iniciativa os segurados que contestaram os descontos, mas não obtiveram resposta da entidade em até 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de solicitações ultrapassaram esse prazo, referentes a cerca de 1,9 milhão de pessoas, já que um mesmo beneficiário pode ter feito mais de uma contestação.
Os canais para consulta e contestação seguem disponíveis até pelo menos 14 de novembro de 2025. O prazo poderá ser prorrogado, caso necessário.
Outros estados com altos índices de adesão são Rio de Janeiro (55 mil), Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul — todos com taxas superiores a 31%.