Aeroporto de Feira de Santana recebe licença ambiental para ampliação da pista e deve atrair novos voos comerciais
Da Redação
A Prefeitura de Feira de Santana autorizou a ampliação da pista do aeroporto da cidade, que poderá voltar a operar com voos maiores e mais frequentes, além de aumentar a capacidade de embarque e desembarque de passageiros e atrair novas rotas comerciais.
A autorização foi concedida por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), que emitiu a Licença de Alteração Ambiental (LA). A medida, publicada no Diário Oficial do Município no último sábado (19), permite a ampliação da pista em 300 metros.
A nova licença mantém a validade da Licença de Operação anterior, expedida em 2020, e estabelece uma série de exigências técnicas e ambientais a serem cumpridas pela administradora do terminal. Entre as condicionantes estão a implantação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), elaboração do Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA) e o Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA).
Outras medidas incluem o monitoramento contínuo da qualidade do ar e dos níveis de ruído nas áreas próximas ao aeroporto, levantamento da fauna avícola urbana na Área de Segurança Aeroportuária (ASA), plano de gestão de resíduos, controle de possíveis contaminações no lençol freático, inventário florestal e restrições ao uso de aeronaves altamente poluidoras.
A ampliação é considerada um investimento estratégico para o município. Localizado na Avenida Sérgio Carneiro, no bairro Aeroporto, o terminal é uma das principais infraestruturas de Feira de Santana e atende a uma antiga demanda do setor empresarial local.








