domingo, 27 de julho de 2025

Bahia mantém liderança em ranking das cidades mais violentas do Brasil, aponta Anuário de Segurança

Foto: Agência Brasil

Da Redação

A Bahia segue liderando, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking das cidades mais violentas do país. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, cinco municípios baianos figuram entre os dez com as maiores taxas de mortes violentas por 100 mil habitantes no Brasil.

Entre as cidades baianas listadas estão Jequié, em 2º lugar; Juazeiro, em 3º; Camaçari, na 4ª posição; Simões Filho, em 7º; e Feira de Santana, em 10º. Os dados considerados pelo Anuário referem-se ao ano de 2024 e foram fornecidos pelas secretarias estaduais de segurança.

O caso mais alarmante é o de Jequié, que teve uma taxa de 77,6 mortes violentas por 100 mil habitantes, subindo da terceira para a segunda colocação no ranking nacional. No total, foram registradas 131 mortes na cidade ao longo de 2024, sendo que 44 delas foram provocadas por intervenções das polícias militar e civil.

A permanência da Bahia no topo desse ranking tem alimentado o debate sobre a eficácia das políticas de segurança pública implementadas no estado, que enfrenta desafios persistentes no combate à violência urbana.

24 de julho de 2025, 11:36

Compartilhe: