Aeroportos do Nordeste registram crescimento no número de passageiros no primeiro semestre de 2025

Da Redação
O Nordeste brasileiro movimentou mais de 19,3 milhões de passageiros nos principais aeroportos da região durante o primeiro semestre de 2025, considerando voos domésticos e internacionais. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Relatório de Demanda e Oferta divulgado nesta semana.
O número representa um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 18,4 milhões de passageiros. Três aeroportos nordestinos figuram entre os principais terminais do país em movimentação: Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que juntos receberam mais de 11,2 milhões de viajantes.
O Aeroporto Internacional de Recife foi o mais movimentado da região, com 4,68 milhões de passageiros no semestre. Em seguida, o terminal de Salvador apresentou crescimento expressivo de 5,1%, somando 3,7 milhões de passageiros, contra 3,5 milhões registrados no ano anterior. Porto Seguro (BA), outro importante destino da Bahia, recebeu 1,17 milhão de passageiros, um aumento de cerca de 15% em relação aos 1,02 milhão do primeiro semestre de 2024, ficando em quarto lugar na região.
O Aeroporto de Fortaleza registrou mais de 2,8 milhões de viajantes, um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando contabilizou 2,6 milhões.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou os resultados, destacando que este é “o melhor período da aviação civil para o Brasil”. Segundo ele, os investimentos realizados e a expansão da malha aérea contribuíram para o fortalecimento do setor no Nordeste. “É um ganho imenso para a região e para o país, pois gera empregos, promove o turismo e alavanca a economia dos estados do Nordeste”, afirmou.