Terremoto de magnitude 8,8 atinge costa leste da Rússia e gera alerta de tsunami

Da Redação
Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro do tremor foi localizado a cerca de 100 quilômetros da Península de Kamtchatka, com profundidade de 19,3 km — característica que favorece a formação de tsunamis.
A intensidade do terremoto levou à emissão de um alerta de tsunami para a região, com possibilidade de ondas de até quatro metros de altura. Países do Pacífico, como Japão, Canadá e Estados Unidos, estão em estado de atenção para uma possível propagação das ondas.
Segundo comunicado do USGS, “ondas de tsunami podem ultrapassar três metros acima do nível da maré em algumas áreas das ilhas do noroeste do Havaí e da costa da Rússia”.
De acordo com a agência estatal russa Tass, o tremor causou danos materiais em diversas localidades e deixou feridos, incluindo pessoas que estavam em um aeroporto no momento do abalo sísmico. Equipes de emergência foram mobilizadas para atender as ocorrências.
Até o momento, não há confirmação oficial de mortes, mas autoridades locais seguem monitorando a situação e avaliando os impactos do terremoto.