domingo, 9 de novembro de 2025

Ator revela diagnóstico de câncer colorretal após ignorar sintoma por um ano

Foto: Youtube/Reprodução

Da Redação

O ator James Van Der Beek, conhecido pela série Dawson’s Creek, revelou ter sido diagnosticado com câncer colorretal em estágio 3 após ignorar, por um ano, uma mudança persistente nos hábitos intestinais. O ator, que se considerava saudável e em boa forma, disse que atribuiu o sintoma ao consumo de café.

“Não houve sinal de alerta. Eu estava em ótima forma cardiovascular e não fazia ideia de que tinha câncer”, afirmou ao portal Healthline.

Especialistas alertam que, embora muitas vezes assintomático no início, o câncer colorretal pode apresentar sinais sutis, como sangue nas fezes, alterações no formato (semelhando-se a fitas finas) e desconforto abdominal. Em mulheres, o sangramento pode ser confundido com fluxo menstrual.

A gastroenterologista Carole Macaron ressalta que qualquer mudança persistente deve ser investigada, pois pode indicar obstrução ou presença de massa no cólon.

Prevenção

O exame de colonoscopia, indicado a partir dos 45 anos, permite detectar e remover pólipos antes que se tornem malignos. A periodicidade deve seguir recomendação médica.

Além disso, uma dieta rica em fibras, que melhora o trânsito intestinal e reduz o contato de toxinas com a mucosa, é considerada protetora contra doenças inflamatórias e câncer, segundo o médico Ron Quinton ao HuffPost.

15 de agosto de 2025, 14:40

Compartilhe: