domingo, 9 de novembro de 2025

EXCLUSIVO: “Venham conhecer as vinícolas da Chapada Diamantina”, convida Francisco Alves dos Reis, presidente da ABW

Foto: Divulgação

Uma excursão organizada pela Associação Brasileira de Winemakers (ABW) percorreu na semana passada as vinícolas em funcionamento nas cidades de Morro do Chapéu e de Mucugê, ambas localizadas na Chapada Diamantina. A Coluna VinhosBahia esteve na Vinícola Sertania, em Morro do Chapéu, para conversar com exclusividade com Francisco Alves dos Reis, presidente da ABW, e com o premiado enólogo baiano João Carlos Ramos, sócio da Vinícola Reconvexo e diretor de Relações Institucionais da ABW.

Os dirigente da ABW explicaram que um dos principais objetivos da entidade é fazer vinhos em parceria com as vinícolas. A associação é formada por enófilos experientes e apaixonados pela arte de produzir vinhos, em sua maioria ex-alunos do Curso Winemaker oferecido pela Vinícola Miolo em Bento Gonçalves (RS).

“A gente tem procurado as vinícolas de portes pequeno e médio, às vezes algumas maiores, com a proposta de fazer um vinho que a vinícola não tenha. E a gente participa de todo o processo de elaboração desse vinho. Os associados podem adquirir então a quantidade que desejarem desse vinho. É uma parceria bastante interessante porque a gente aprende e também a vinícola é desafiada. E muitos dos vinhos que a gente já produziu depois viraram vinhos de mercado, passaram a fazer parte dos rótulos da própria vinícola”, explicou Francisco Alves dos Reis.

Como exemplo de vinho desenvolvido pela ABW em parceria com as vinícolas, Francisco Alves dos Reis citou o Valmarino V3 Corte 2 Bordalês (2018) produzido pela Vinícola Valmarino de Pinto Bandeira (RS).

“Este rótulo, inclusive, está em um momento maravilhoso. Quem não experimentou ou não tem ele se arrepende. Os vinhos tintos de qualidade do Rio Grande do Sul, especialmente do Vale dos Vinhedos, são vinhos de guarda. Já tomamos vinhos simples de entrada das vinícolas do ano 2000 e que estavam absolutamente maravilhosos”, afirmou o presidente.

João Carlos Ramos citou um vinho de guarda Cabernet Franc de 1951 que ainda se bebe na Serra Gaúcha. E Francisco Alves dos Reis lembrou de um rótulo de vinho branco Alvarinho 2012 da Miolo “que está um nectar”.

Chapada Diamantina

Francisco Alves dos Reis destacou que a chegada do enólogo João Carlos Ramos à ABW despertou nos associados o desejo de conhecer as vinícolas da Chapada Diamantina. A expedição teve duração de seis dias com início na visitação às quatro vinícolas em atividade em Morro do Chapéu – Reconvexo, Vaz, Santa Maria e Sertania – e finalizando na Vinícola Uvva na cidade de Mucugê.

“Estou adorando a visita porque a Chapada é uma região de características muito próprias, é um novo terroir surgindo e já campeão, já tomamos vinhos deliciosos. O enoturismo proporciona para a região um desenvolvimento limpo (sem poluição). Além das vinícolas, fomos conhecer um loja de cerâmicas, uma loja de flores, a fábrica Akã de Óleos Essenciais. Então isso tudo proporciona desenvolvimento para a região. E para nós, conhecimento. Isso valoriza muito a viagem”, destacou.

O almoço oferecido na Vinícola Sertania foi assinado pelo Chef André Brito e os rótulos degustados pelos associados da ABW foram o vinho branco Maria Felipa (Lorena), o rosé Rosilho (Cabernet Sauvignon), os tintos Dom Obá II Reserva (Cabernet Sauvignon) e 2 de Julho (Merlot) e o vinho licoroso Maria Felipa (Lorena).

Francisco Alves dos Reis observou que cada vinícola da Chapada Diamantina busca trazer uma identidade própria para os seus vinhos e que elas estão em estágios diferentes de desenvolvimento. “Essa diversidade na produção dos vinhos é muito válida e agrega muito valor ao terroir. Venham conhecer a Chapada Diamantina, um novo terroir com muita coisa bacana e que já está proporcionando mais infraestrutura e desenvolvimento para a região. É uma viagem imperdível. Além do quê, a culinária está maravilhosa”, elogiou.

João Carlos Ramos, por sua vez, deixou um convite para que os enófilos baianos conheçam a ABW e participem da associação. “A ABW sempre organiza viagens como esta, projetos de vinhos e até viagens internacionais. Também promovemos cursos e capacitações profissionais. Quem tiver interesse em se associar é só procurar a gente”.

Mais informações sobre a ABW podem ser obtidas no site www.abwinemakers.org.br.

José Falcón Lopes é hispano-brasileiro, jornalista formado na Facom-UFBA e autor da Coluna VinhosBahia.
E-mail: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @VinhosBahia

17 de agosto de 2025, 11:42

Compartilhe: