Audiência pública da Câmara vai debater pejotização de médicos
Da Redação
A Câmara Municipal de Salvador realizará uma audiência pública na próxima segunda-feira (25), para discutir a intenção do Governo do Estado em mudar o vínculo empregatício dos médicos da Bahia, de CLT (carteira de trabalho) para PJ (Pessoa Jurídica). O debate foi proposto e será conduzido pelo vereador Cezar Leite (PL), membro da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social, a partir das 9h, no auditório do Edifício Bahia Center, na Rua Ruy Barbosa.
Nesta semana, o vereador Cezar Leite discursou no plenário sobre a situação que a categoria tem enfrentado. Representantes do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), do Ministério Público do Trabalho confirmaram presença. Também foram convidados representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município.
A audiência vai debater a precarização do trabalho médico e perda de direitos trabalhistas. Segundo o sindicato, a medida atingiria mais de 500 profissionais vinculados ao Instituto Nacional de Tecnologia em Saúde (INTS) em hospitais como o Roberto Santos e o Hospital Geral do Estado (HGE).
Segundo Cezar Leite, a pejotização eliminaria garantias como férias remuneradas, 13º salário, FGTS e estabilidade. O parlamentar destacou o retrocesso e convocou a categoria para os atos que estão sendo realizados na cidade.
“Se não fizermos linha de frente, vão nos atropelar. Não respeitam o médico, o profissional de saúde, nem a população. Para defender nossa remuneração, plantões e dedicação ao serviço público, precisamos aderir a movimentos como a carreata realizada na sexta-feira (15)”, disparou.








