domingo, 9 de novembro de 2025

Casos de HIV/Aids crescem mais de 10% em Feira de Santana; jovens são os mais afetados

Foto: Agência Brasil

Da redação

Os casos de HIV/Aids em Feira de Santana aumentaram 10,36% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e julho, foram registrados 213 novos diagnósticos no Centro de Referência Municipal de ISTs, contra 193 em 2024. A maioria dos infectados é formada por homens (161), mas também houve 52 ocorrências entre mulheres, com maior prevalência entre jovens de 19 a 24 anos.

Atualmente, 5.531 pessoas estão cadastradas no serviço de assistência do município, sendo 4.428 em acompanhamento, incluindo crianças e gestantes que recebem tratamento especializado. O crescimento preocupa especialistas, que reforçam a importância da prevenção e do tratamento precoce para reduzir complicações e evitar novas transmissões.

De acordo com a infectologista Melissa Falcão, o diagnóstico tardio é um dos principais fatores para o avanço da doença, já que o HIV pode permanecer assintomático por até 10 anos. Ela alerta para a necessidade do uso de preservativo em todas as relações e da realização de testes regulares. A médica também destacou que o preconceito afasta muitos pacientes dos serviços de saúde, lembrando que a medicação é gratuita e fornecida apenas pelo SUS. Com informações do G1.

25 de agosto de 2025, 23:30

Compartilhe: