sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Jerônimo Rodrigues troca comando do Conjunto Penal de Eunápolis

Foto: Divulgação

Da Redação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) promoveu mudanças na direção do Conjunto Penal de Eunápolis. Jorge Magno Alves foi exonerado do cargo de diretor e será substituído por Fabrizio Gama e Narici, que já esteve à frente da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (28).

Jorge Magno Alves foi alvo de um atentado a tiros em 20 de maio deste ano. Na ocasião, um funcionário terceirizado da unidade prisional acabou baleado.

Também houve alteração no cargo de diretor adjunto. Jefferson Oliveira Pergentino da Cruz deixou a função e dará lugar a Sergio Vinicius Tanure dos Santos.

O Conjunto Penal de Eunápolis tem sido palco de episódios graves de violência e irregularidades. Em 12 de dezembro de 2024, oito homens armados invadiram a unidade, abriram fogo contra os vigilantes e facilitaram a fuga de 16 presos pelo telhado. O objetivo era resgatar Edinaldo Pereira Souza, o “Dadá”, apontado como membro do Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), braço ligado ao Comando Vermelho (CV).

As investigações levaram à prisão da ex-diretora do presídio, Joneuma Silva Neres, acusada de facilitar a ação criminosa. Ela foi detida em janeiro deste ano, em Teixeira de Freitas. No mesmo dia, o ex-coordenador da unidade, Wellington Oliveira Sousa, foi preso em Governador Mangabeira.

28 de agosto de 2025, 14:20

Compartilhe: