Projeto sugere gratuidade de medicamentos humanos para tratamento de animais
Da Redação
Está em tramitação na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação nº 26/2025, que propõe ao Executivo Municipal o fornecimento, através do SUS, de medicamentos de uso humano prescritos em receituário veterinário para cães e gatos. A matéria da vereadora Marcelle Moraes (União) tem como objetivo apoiar protetores independentes e tutores de baixa renda.
De acordo com a proposta, diversos medicamentos já disponíveis gratuitamente na rede pública para humanos também são utilizados na medicina veterinária. No entanto, o acesso por tutores e protetores é negado, já que a receita é destinada a animais. “A iniciativa busca corrigir essa lacuna, garantindo acesso ao tratamento e contribuindo para a redução de abandono de pets por dificuldades financeiras”, diz Marcelle em sua justificativa.
Para a autora da proposta, a medida pode transformar a realidade de milhares de animais em Salvador, pois os tutores, muitas vezes, não conseguem arcar com os custos do tratamento de seus animais.
Adoção responsável
“Muitos cães e gatos acabam sendo abandonados porque seus tutores não conseguem custear medicamentos essenciais para o tratamento. Se a Prefeitura disponibilizar pelo SUS esses remédios, quando prescritos por veterinários, estaremos salvando vidas, incentivando a adoção responsável e dando mais dignidade às famílias de baixa renda que amam e cuidam de seus animais”, afirmou Marcelle Moraes.
Caso seja aprovada no plenário da Câmara e acatada pelo Executivo Municipal, a medida deverá fortalecer a rede de proteção animal no Município, ampliar o acesso à saúde veterinária e contribuir para políticas públicas de bem-estar animal em Salvador, como reforça Marcelle.








