Pacientes do SUS farão mais de 3,6 mil consultas, exames e cirurgias em mutirão do Agora Tem Especialistas neste sábado (13) na Bahia
Da redação
Mutirão do Agora Tem Especialistas realizará, neste sábado (13/9), Dia E – Ebserh em Ação, mais de 29 mil exames, consultas e cirurgias em 23 estados e no Distrito Federal. Na Bahia, a ação ocorre, às 9h, em Salvador, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal da Bahia (UFBA) formado pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) e pela Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador, com a participação da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgências, Aline Costa.
De norte a sul do país, serão realizados mais de 29 mil serviços de saúde especializados: 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas com foco em áreas prioritárias do programa — como oncologia, cardiologia e ortopedia— de pacientes que estão à espera dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). Na Bahia, serão realizados 74 cirurgias, 3.043 exames e procedimentos e 506 consultas especializadas nos dois hospitais da UFBA.
O número de procedimentos a ser realizado neste sábado (13) em todo o país representa um aumento de 133% dos atendimentos realizados no primeiro mutirão da Ebserh no âmbito do Agora Tem Especialistas, em julho — quando foram feitos 12,4 mil procedimentos. O crescimento demonstra a efetividade do programa, que tem nos mutirões mais uma iniciativa para atingir o objetivo de reduzir o tempo de espera no SUS por serviços especializados.
Em Brasília (DF), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanharão o mutirão no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Ministros e porta-vozes do Ministério da Saúde também acompanharão mutirões em Belo Horizonte, Belém, Niterói, Rio de Janeiro, Rio Grande, Recife, Salvador, São Luís, Goiânia e Curitiba.
A ação acontecerá nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Atendimento aos sábados amplia acesso à saúde
O mutirão faz parte de um dos eixos do Agora Tem Especialistas: aumentar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde ao promover atendimento aos sábados. Um outro mutirão da rede Ebserh está previsto para ocorrer em dezembro deste ano e o objetivo é ampliar, cada vez mais, o número de pessoas contempladas com o serviço especializado nessa ação.
A parceria com a rede Ebserh é estratégica: são 45 hospitais universitários nas cinco regiões do país equipados para atender serviços com especialistas.








