sábado, 8 de novembro de 2025

Rota do Vinho do SENAC se consolida como maior evento enogastronômico da Bahia – por José Falcón Lopes

Foto: César Villas Boas

Uma verdadeira maratona de feiras de vinhos acaba de percorrer cinco cidades baianas, em apenas três meses, levando novidades para cerca de duas mil pessoas, reunindo cerca de 80 expositores e oferecendo cerca de 60 aulas-shows. Estes são alguns dos números impressionantes da Rota do Vinho, evento criado pelo SENAC Bahia em 2019 e que acaba de concluir neste sábado (13/09) a sua 5ª edição, depois de percorrer as cidades de Vitória da Conquista, Porto Seguro, Feira de Santana, Itaparica e Salvador.

Quem conta a história da Rota do Vinho com exclusividade para a Coluna VinhosBahia é Carlos Alberto Neves, gerente do Centro de Educação Hoteleira do SENAC. Ele é responsável pela organização da Rota ao lado de Iuri Veríssimo, coordenador de Eventos Estratégicos do SENAC.

Carlos Alberto explica que a primeira edição da Rota do Vinho aconteceu no Restaurante-Escola da Casa do Comércio, em Salvador e motivado pela necessidade de qualificação de profissionais para o serviço do vinho. O evento não tinha a pretensão de ser mais do que “uma noite de queijos e vinhos”, mas o resultado foi tão positivo que ele cresce a cada ano.

“A Rota ganhou a estrada em 2023 com a primeira edição em Vitória da Conquista. Em 2024, levamos para Feira de Santana e Porto Seguro. O sucesso nessas duas cidades foi muito grande e repetimos este ano. Agora, em 2025, levamos pela primeira vez para Itaparica. Uma agenda de eventos de cerca de três meses – do final de julho a setembro -, atendendo um público de mais de duas mil pessoas em cinco cidades, reunindo mais de 80 expositores e oferecendo cerca de 60 aulas-show. Por tudo isso, a Rota do Vinho é hoje, sem dúvida alguma, o maior evento de enogastronomia da Bahia”, destaca.

Carlos Alberto observa que a qualificação do público tem crescido a cada edição da Rota. “Nosso público está cada vez mais qualificado, os expositores estão fazendo mais negócios e tem crescido o consumo de vinhos”.

O gestor brinca que parte do sucesso da Rota do Vinho se deve ao fato dele não consumir álcool. “O engraçado é que eu não bebo vinho, sou zero álcool, e Iuri também não bebe. Os expositores até brincam que é por isso que a Rota do Vinho dá certo: enquanto todos estão apresentando e degustando os vinhos, nós estamos focados no bom andamento do evento”.

Executiva de Comunicação e Marketing do SENAC, Glória Feitosa acompanha a evolução da Rota do Vinho desde a sua primeira edição e explica que o crescimento do evento se deve também às diversas qualificações que o SENAC oferece ao longo do ano, com destaque para as diversas aulas de harmonização com vinhos e o curso de formação de sommeliers, profissionais que são responsáveis pelo serviço do vinho.

Ela destaca também o fato da 5ª edição da Rota em Salvador contar pela primeira vez com Rodadas de Negócio promovidas pelo Clube Fecomércio. O principal objetivo das rodadas de negócio é aproximar produtores, distribuidores, representantes comerciais, importadoras e empreendedores baianos interessados em expandir seus negócios e formar novas parcerias. “A cada ano que passa, a gente consegue trazer mais novidades para a Rota, agregando valor a esse ecossistema ligado ao mundo do vinho”, assinala.

Aulas-Show

Glória Feitosa enfatiza ainda que o principal objetivo do SENAC é promover a educação profissional para o comércio nos setores de bens, serviços e turismo. Por isso a Rota do Vinho não economiza na oferta de Aulas-Show nas cidades por onde passa.

Este ano, foram ofertadas cerca de 20 Aulas-Show para os participantes do evento na Casa do Comércio, em Salvador. As palestras trataram de temas relevantes do mundo dos vinhos e foram apresentadas por profissionais competentes do setor de “AeB”.

As palestras apresentadas foram: “Degustação Sensorial: Vinhos & Músicas” por Daniela Fialho (TIM TIM); “Entre Taças e Tábuas: A Arte de Harmonizar Vinhos e Queijos Baianos Premiados” por Mardônio Sampaio (SENAC); “Da Uva ao Vinho: A Jornada do Vinho Branco” por Alexandre Vasconcellos (SOTERO); “Vinho de Fermentação em Concreto” por Eduardo Paredes Tapia (FÉ Distribuidora); “A Alma do Vinho Brasileiro: Do Vale do São Francisco ao Vale dos Vinhedos” por Danilo Coutinho (MIOLO); “Entre História, Arte e Terroir: as DOCs e DOCGs Italianas” por Luciano Brandão (VINÍFERA); “Descomplicando o Mundo dos Vinhos” por Jaime Oliveira (PANIVINI); “Do Olfato ao Paladar: Técnicas de Análise Sensorial para Iniciantes e Apreciadores” por Waldilson Santos (SENAC); “Perfume da Terra: A Viagem Sensorial pelos Aromas do Vinho” por Mario Alves (SANTA VITÓRIA); “A Raridade da Uva Goethe” por Jesus Lessa (Vinha e Vinhos).

Sucesso

Proprietário da rede PANIVINI, Marcos Carrilho Rosa é patrocinador “Master” da 5ª edição da Rota do Vinho. Ele observa o sucesso do evento por todas as cidades por onde passou. “Estivemos presentes em todas as cinco cidades desta edição. É muito recompensador ver que a Bahia tem hoje vários polos em que se desenvolve a cultura do vinho. Todas elas foram um sucesso e estaremos presentes na próxima edição em 2026”, antecipa.

Na Rota do Vinho, a PANIVINI ofereceu serviços relacionados ao mundo dos vinhos. “Aqui a gente não vende vinhos, mas traz para o público parte dos serviços que a PANIVINI oferece desde cursos de formação, consultoria em passeios e roteiros turísticos e nossos próprios eventos de música, gastronomia, cultura e vinho realizados na sede da Pituba, em Salvador. Já a nossa agência Wine Viagens trabalha com pacotes de viagens para destinos enoturísticos com grupos de seis a dez pessoas, geralmente confrarias, que viajam acompanhadas por um sommelier e todos os roteiros são focados em vinho: as pessoas vão visitar vinícolas, vão se hospedar em vinícolas e almoçar nas vinícolas”, explica o empresário, que esteve acompanhado por sua esposa Michelle Cohin.

Entre os destinos enoturisticos brasileiros mais procurados na WINE Viagens estão as vinícolas da Serra Catarinense e da Serra Gaúcha. Na América Latina, os destinos mais procurados são Argentina, em especial a região de Mendoza, e o Chile. “A Europa tem apresentado alguns destinos interessantes e a África do Sul, apesar do custo, tem sido um destino enoturístico bastante procurado”, afirma Marcos Carrilho Rosa.

O empresário destaca que o cenário do vinho no Nordeste, principalmente na Bahia, tem avançado graças à boa qualidade dos vinhos e dos serviços oferecidos pelas vinícolas aos seus clientes e visitantes. Por isso ele acredita que a próxima edição da Rota do Vinho, em 2026, será ainda maior do que a edição deste ano. “A Rota do Vinho hoje é uma referência nacional. A equipe do SENAC e a Fecomércio estudam como replicá-lo em outros estados e levá-lo para mais cidades-polo na Bahia. Hoje a Bahia tem várias regiões produtoras de vinho e isso impulsiona bastante o nosso desejo de tornar esse evento cada vez maior”, assinala.

José Falcón Lopes é hispano-brasileiro, jornalista formado na Facom-UFBA e autor da Coluna VinhosBahia.
E-mail: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @VinhosBahia

14 de setembro de 2025, 15:44

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