sábado, 20 de setembro de 2025

Paris vive clima da Bahia em mais uma edição da Lavage de La Madeleine

Foto: Divulgação

Da redação

Os parisienses sentiram um pouco do calor baiano neste domingo (14), durante a edição 2025 da Lavage de La Madeleine, evento tradicional que leva música, fé e cultura afro-brasileira para as ruas da capital francesa.

Artistas como Armandinho Macedo, Jaú e a Banda Olodum comandaram a festa em cima de um trio elétrico, transformando Paris em um verdadeiro carnaval fora de época. A celebração reuniu milhares de brasileiros e estrangeiros, em sua 24ª edição, e prestou homenagens à jornalista Wanda Chase e à cantora Preta Gil, falecidas neste ano.

Homenagens

Wanda Chase, pioneira no jornalismo baiano e referência na valorização da cultura negra, morreu em 3 de abril, após uma cirurgia de aneurisma da aorta. Já Preta Gil, filha de Gilberto Gil, faleceu em 20 de julho, vítima de complicações de um câncer de intestino. Ambas foram lembradas como símbolos de resistência e identidade cultural.

Tradição baiana em Paris

Inspirada na Lavagem do Bonfim, em Salvador, a Lavage de La Madeleine manteve os elementos religiosos que marcam sua origem. O babalorixá Pai Pote realizou uma cerimônia em homenagem a Exu, pedindo abertura de caminhos.

Além de Olodum, Armandinho e Jaú, também se apresentaram as cantoras Thathi e Ana Mametto. O evento contou ainda com a presença de Robertinho Chaves, criador da Lavage de La Madeleine em Paris.

15 de setembro de 2025, 08:30

Compartilhe: