sábado, 20 de setembro de 2025

Primeiro dia da Maratona Salvador 2025 reúne milhares de corredores na Boca do Rio para provas de 5 km e 10 km

Foto: Jeferson Peixoto/Secom

Da Redação

A orla da Boca do Rio recebeu, neste sábado (20), o primeiro dia da Maratona Salvador 2025, que chega à sua 7ª edição se consolidando como a maior corrida de rua da capital baiana e uma das maiores do Brasil. Quase 12 mil atletas de diferentes estados do país e até mesmo do exterior participam da competição que, neste ano, traz uma novidade: pela primeira vez, foi dividida em dois dias.

Neste sábado, por exemplo, foram disputadas as provas de 5 km e de 10 km, enquanto no domingo serão realizadas as distâncias de meia-maratona (21 km) e maratona (42 km). A largada aconteceu na Arena O Canto da Cidade. Entre os participantes esteve o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, que correu os 10 km e completou a prova em 52 minutos, melhorando o tempo de 55 minutos obtido no ano passado.

“Mais uma Maratona Salvador e mais um verdadeiro sucesso! Muita gente, mais de 12 mil pessoas de todos os lugares do Brasil se inscreveram para participar. Essa é uma prova importantíssima para consolidar o calendário de eventos esportivos da nossa cidade, gerando renda para a população. Este ano, completei os 10 km em 52 minutos e, na próxima, quero baixar dos 50 minutos”, afirmou Bruno Reis.

A prova é realizada pela MP3 Produções, especializada em corridas de rua, e tem o apoio institucional da Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Presidente do órgão, Isaac Edington celebrou o sucesso da 7ª edição da corrida e comentou sobre a sua consolidação no calendário esportivo da capital baiana. Além disso, anunciou novidades para a edição de 2026.

“Estamos realizando, mais uma vez, a maior maratona do Norte e Nordeste, com quase 12 mil participantes. É uma das provas que mais cresce no Brasil, certificada pela World Athletics (entidade internacional do atletismo), feita com rigor técnico, mas também com a nossa cara: música, cultura e shows ao longo do caminho. Amanhã teremos a Banda Eva e, hoje, Daniel Vieira já se apresentou. E posso confirmar: em 2026, teremos a Corrida do Corre Carnaval, no dia 1º de fevereiro, aqui em Salvador”, afirmou Isaac Edington.

A Maratona Salvador integra a programação oficial do Festival da Primavera, que ao longo de setembro movimenta a cidade com esporte, cultura e arte. A largada das provas de 21 km e 42 km neste domingo (21) estão marcadas para as 5h10, no caso da categoria Elite; 5h15 para o público PCD e 5h20 para o público geral.

Para garantir segurança e conforto aos competidores, a Prefeitura realiza um conjunto de ações antes, durante e depois da Maratona Salvador, envolvendo áreas como saúde, limpeza urbana, trânsito e transporte público. O titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, por exemplo, participou da corrida e falou sobre o trabalho da pasta.

“Temos uma operação complexa, com o fechamento da Via Célia Fontenelle desde sexta até domingo e a atuação de mais de 100 agentes de trânsito e transporte. Foram disponibilizados pontos especiais para táxis e aplicativos, além da chegada principal pela Avenida Simon Bolívar e um bolsão de estacionamento no Centro de Convenções, com 780 vagas, para dar acesso aos atletas”, explicou Pablo Souza.

Resultados 

No primeiro dia, também foram conhecidos os vencedores da prova de 5 km. No feminino, Raimunda Jesus dos Santos Lima venceu com o tempo de 17min39s, seguida por Stefany dos Santos Ribeiro (17min43s) e Kamila Alexia da Silva (18min17s). Já no masculino, o campeão foi Heberty da Silva Almeida, com 14min23s, tendo Jonas Soares Dionizio Alves (14min42s) e Jonatas Natanael Passos da Silva (14min55s) completando o pódio.

Já nos 10 km, o feminino teve como campeã Karen Santana Barreto (38min01s), com Carla Santana Alves de Amorim (39min59s) em segundo e Maria Cleudize Bomfim da Silva (40min13s) em terceiro. No masculino, a vitória foi de Bruno da Silva Santos do Nascimento (30min58s), seguido por Harytson Wesckley (31min52s) e João Pedro Encarnação de Amorim (32min09s).

20 de setembro de 2025, 13:30

Compartilhe: