domingo, 21 de setembro de 2025

Angola concede 800 mil hectares a empresários brasileiros para polo agrícola de grande escala

Foto: Divulgação

Da Redação

O governo de Angola vai conceder 800 mil hectares nas províncias de Malange e Cuanza Norte a empresários brasileiros para a implantação de um Polo de Produção Agrícola em grande escala no país africano. A novidade foi apresentada pelo presidente da Câmara de Comércio Angola-Brasil (CCAB), Raimundo Lima, durante o evento GreenFarm, realizado de 17 a 20 de setembro, em Cuiabá.

Segundo informações do ministro da Agricultura e Florestas de Angola, Isaac dos Anjos, serão instaladas fazendas voltadas principalmente para produtos em que o Brasil é competitivo globalmente, como soja, milho, algodão, laranja e carnes (bovina, suína e de aves).

O projeto contará com financiamento do BNDES, em parceria com o Fundo Soberano de Angola, que oferecerá garantias até a recuperação do investimento com início das exportações. Dois bancos angolanos também vão atuar no financiamento da logística interna e cobertura de custos locais por três a cinco anos.

A produção terá mercado garantido na China, com possibilidade de exportação de 500 mil toneladas métricas, podendo dobrar, e há interesse de países do Médio Oriente, como Emirados Árabes Unidos, Qatar e Arábia Saudita.

Para agilizar o processo de concessão de terras, o governo angolano lançou a Janela Única de Concessão de Direitos Fundiários, uma plataforma tecnológica que promete maior celeridade e transparência na obtenção de títulos de propriedade.

O presidente da CCAB destacou ainda o papel do evento GreenFarm como plataforma de conexão internacional para o agro brasileiro, com foco em inovação, sustentabilidade e tecnologia, reforçando o potencial estratégico do projeto para Angola e para empresários brasileiros.

20 de setembro de 2025, 17:30

Compartilhe: