Toyota tem estoque até outubro e concessionárias já sentem impacto de paralisação

Da Redação
As concessionárias da Toyota no Brasil começam a se preparar para um período de escassez. O estoque de modelos nacionais, como Corolla e Corolla Cross, deve durar apenas até o início de outubro, em consequência da paralisação da fábrica de motores em Porto Feliz (SP), atingida por um temporal na última segunda-feira (22).
De acordo com informações apuradas pelo UOL Carros, as revendas podem ficar sem veículos nacionais já a partir do dia 10 de outubro. A partir daí, o portfólio ficará restrito à picape Hilux, ao SUV SW4 e à van Hiace, importados da Argentina. O RAV4, outro importado, só terá nova geração no próximo ano.
O adiamento da chegada do Yaris Cross, SUV compacto que estava previsto para outubro, também preocupa o mercado. O modelo acumulava lista de pré-venda e era visto como um dos principais lançamentos da marca nos últimos anos. Agora, não há nova data definida, e executivos do setor já falam em lançamento apenas em 2026.
Para lidar com o período de paralisação, concessionárias estudam colocar equipes de vendas em férias coletivas, a fim de evitar cortes de pessoal. “As empresas estão tranquilizando os funcionários para garantir a manutenção do emprego”, disse uma fonte ao UOL Carros.
A fábrica de Porto Feliz, responsável pela produção de motores a combustão e híbridos flex da marca, deve ficar meses fora de operação. Só a suspensão do Corolla Cross, por exemplo, pode representar uma perda de mais de 5 mil veículos por mês. Entre janeiro e agosto, a montadora vendeu mais de 77 mil unidades produzidas no Brasil.
A Toyota avalia importar motores de outras plantas para manter parte da produção nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba (SP), mas a adaptação não é simples. A tecnologia híbrida flex, desenvolvida no país, responde por uma parcela importante das vendas e tende a ser a mais afetada.
O impacto também é estratégico. A Toyota vinha reduzindo a diferença em relação ao Jeep Compass, líder do segmento de SUVs médios. Só neste ano, o Corolla Cross emplacou cerca de 45 mil unidades, contra pouco mais de 37 mil do concorrente. A interrupção da produção, contudo, deve frear o avanço.