quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Crime organizado impõe restrições de circulação entre Cachoeira e São Félix

Foto: Reprodução/Redes sociais

Da Redação

A escalada da violência ligada ao crime organizado instaurou um clima de medo em Cachoeira e São Félix, cidades vizinhas do Recôncavo Baiano. Um suposto comunicado atribuído ao grupo criminoso Bonde do Maluco (BDM) passou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (30), proibindo que moradores de uma cidade circulem na outra.

O aviso, em formato de card digital, afirma que, a partir de agora, é “cada um em seu quadrado”. O texto determina que “não queremos ninguém da cidade de São Félix em Cachoeira e não queremos moradores da cidade de Cachoeira em São Félix”.

Segundo o colunista Bruno Wendel, do Correio, relatos de moradores, a tensão se intensificou após a perda de domínio do BDM sobre São Félix para o Comando Vermelho (CV), há cerca de duas semanas. “Existe a preocupação porque tem gente que trabalha aqui e mora lá e pessoas que estudam aqui e moram lá”, afirmou um jovem residente em Cachoeira, que se prepara para receber, ainda este mês, a 13ª edição da Festa Literária Internacional.

A situação se agravou na segunda-feira (29), após disparos registrados nas proximidades da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no centro de Cachoeira, por volta das 18h. “Foi um horário de muito movimento, houve correria”, relatou uma testemunha.

Na terça, comerciantes fecharam as portas diante de um suposto “toque de recolher” que teria sido imposto. “O comércio foi suspenso. Começou às 18h. Ninguém sabe como começou, mas quem tinha seu negócio não quis arriscar”, disse uma moradora.

Em resposta ao clima de insegurança, a Classe Estudantil Organizada do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) divulgou nota anunciando a suspensão das atividades acadêmicas de 1º a 3 de outubro em todos os turnos, como medida de proteção a estudantes e servidores.

03 de outubro de 2025, 11:00

Compartilhe: