domingo, 9 de novembro de 2025

Jerônimo sobre suspeita de intoxicação por metanol na Bahia: “Não podemos criar alarde”

Foto: Divulgação

Da Redação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez um apelo nesta sexta-feira (3) para que a população mantenha a calma diante da suspeita de intoxicação por metanol em Feira de Santana. O caso estaria relacionado ao consumo de bebida alcoólica adulterada.

“Recebemos hoje pela manhã a notificação de uma morte suspeita por ingestão de metanol em Feira de Santana. (…) Peço à população baiana que confie no sistema de saúde, que está cuidando disso. Não podemos criar alarde nem facilitar que ocorram excessos. Evitem circular informações que não são verdadeiras”, afirmou Jerônimo, durante conversa com jornalistas.

Segundo o governador, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) acompanha de perto a situação, em diálogo direto com a Vigilância Sanitária e o Instituto de Medicina Legal (IML). O órgão ainda analisa o caso e deve levar cerca de sete dias para concluir o laudo.

“O IML ainda está analisando o caso, e são necessários sete dias para termos o resultado do laudo. Todo o procedimento técnico está sendo seguido. Toda a equipe de Vigilância Sanitária acompanha de perto essa situação relacionada ao metanol”, disse Jerônimo.

O chefe do Executivo também informou ter conversado com o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), para alinhar ações conjuntas. Além disso, acionou a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para reforçar medidas de prevenção e fiscalização.

Ações de prevenção

Na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou a fiscalização em bares, restaurantes e pontos de venda de bebidas alcoólicas para tentar coibir a comercialização de produtos adulterados.

Em âmbito nacional, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) articula com o Ministério da Saúde a importação emergencial do fomepizol, antídoto utilizado em casos graves de intoxicação por metanol.

03 de outubro de 2025, 15:40

Compartilhe: