Violência em escolas cresce 23% em 2024 e atinge principalmente meninas, aponta DataSUS
Da redação
A violência nas escolas brasileiras segue em alta e teve um crescimento de 23% em 2024, segundo dados do DataSUS. Foram registrados 15.759 episódios de agressão dentro do ambiente escolar, sendo 2.273 casos de violências autoprovocadas. As meninas continuam sendo as principais vítimas, representando 58% do total.
O levantamento mostra que quase metade das ocorrências (49,4%) corresponde a agressões físicas, seguidas por violências psicológicas ou morais (25,3%) e sexuais (22%). Em 40% dos casos, o agressor era um amigo ou conhecido da vítima. Os dados referem-se a situações atendidas em serviços de saúde públicos e privados, cuja notificação é obrigatória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do SUS.
Especialistas alertam que a violência de gênero tem se manifestado cada vez mais cedo. A procuradora de Justiça Nathalie Malveiro afirma que meninas e adolescentes estão sendo expostas a agressões físicas, psicológicas e até em relacionamentos abusivos. Com informações da Folha.








