domingo, 9 de novembro de 2025

Ministério Público denuncia PMs por morte de jovem baleada na Engomadeira e pede prisão preventiva

Foto: Reprodução

Da Redação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou, nesta terça-feira (8), três policiais militares por homicídio qualificado no caso da morte de Ana Luiza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos, atingida por um tiro nas costas durante uma ação policial no bairro da Engomadeira, em Salvador, no dia 13 de abril deste ano. O órgão também solicitou a prisão preventiva dos acusados.

Os denunciados, que integram o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), são acusados de agir por motivo torpe, com meio que gerou perigo comum e utilizando recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

A investigação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), que concluiu que os disparos foram feitos sem qualquer agressão ou ameaça prévia à guarnição. “Atiraram mesmo sem agressão ou risco”, aponta trecho da denúncia.

Segundo o MP-BA, os policiais perseguiam um homem em fuga e desarmado por um beco da comunidade quando efetuaram diversos disparos em sua direção. Ana Luiza, que descia as escadas em direção à sua casa, acabou sendo atingida por um dos tiros.

O homem perseguido conseguiu escapar e não foi identificado. Ainda conforme a denúncia, os policiais tinham plena visibilidade da jovem no local, mas optaram por continuar atirando, assumindo o risco de atingir inocentes.

O caso gerou forte comoção na comunidade e será acompanhado pela Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, que atua em conjunto com o Geosp na apuração de crimes cometidos por agentes de segurança pública.

08 de outubro de 2025, 18:30

Compartilhe: