Guardas municipais de Salvador podem ganhar folga por recuperar celulares roubados
Da Redação
Um projeto de lei do vereador David Rios (MDB), protocolado na Câmara de Vereadores de Salvador na última sexta-feira (10), prevê que guardas municipais que recuperarem celulares roubados durante o serviço recebam um dia de folga.
A proposta estabelece que a participação no programa de incentivo não será considerada para efeitos previdenciários nem para cálculos de vantagens remuneratórias. Caberá ao Executivo municipal regulamentar a medida, definindo critérios objetivos para a concessão da folga, como comprovação da recuperação do aparelho, legalidade da ação, registro formal e entrega do celular ao proprietário.
Segundo David Rios, o objetivo da iniciativa é “incentivar os guardas municipais a atuarem na recuperação de celulares subtraídos dos seus legítimos proprietários”. O vereador alerta que, além do prejuízo material, o crime pode evoluir para casos de latrocínio.
Procurada, a Guarda Civil Municipal de Salvador informou que ainda não foi oficialmente comunicada sobre o projeto e, portanto, não possui elementos suficientes para se posicionar.
Os números reforçam a relevância da proposta: de acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, oito celulares são roubados por hora na Bahia. Só em 2024, foram registrados 72.133 casos de furtos e roubos de aparelhos no estado.
Salvador e Lauro de Freitas aparecem entre as dez cidades brasileiras com maior número de ocorrências, ocupando a quarta e a quinta posição, com 1.396,7 e 1.392 celulares subtraídos a cada 100 mil habitantes, respectivamente.








