Produtores rurais protestam na BR-101 contra invasões de terras no Extremo Sul da Bahia
Da redação
Produtores rurais realizaram, na quinta-feira (16), uma manifestação pacífica na BR-101, nas proximidades do Monte Pascoal, entre os municípios de Itabela e Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia. As informações são do Correio.
O protesto, segundo os organizadores, teve como objetivo chamar a atenção do governo estadual para o que classificam como “omissão das autoridades diante das invasões de terras e da violência no campo”.
De acordo com os manifestantes, o bloqueio da rodovia foi parcial, com liberação do trânsito a cada 10 minutos. A passagem de ambulâncias e veículos com crianças ocorreu sem restrições.
Os produtores afirmam que a mobilização foi realizada em defesa do direito à propriedade rural e da reintegração de posse de áreas que, segundo eles, foram invadidas recentemente. Eles também relataram casos de famílias expulsas de suas casas, trabalhadores rurais assassinados e a atuação de grupos ligados ao tráfico de drogas nas comunidades rurais, aproveitando-se da instabilidade na região.
“Criminosos estão se escondendo atrás de causas ideológicas, enquanto o governo do Estado e o federal assistem omissos e ineficazes diante da desordem”, afirmou o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que participou do ato.








