Roubo no Museu do Louvre: confira quais objetos foram levados em ação que durou sete minutos
Da redação
O roubo de nove peças do acervo do Museu do Louvre chamou atenção do mundo no domingo (19). O crime, segundo autoridades francesas, foi executado por um grupo de assaltantes que fugiu em uma scooter. A ação durou cerca de sete minutos.
Entre os itens levados estão joias de valor inestimável que pertenciam à antiga nobreza francesa, incluindo peças das imperatrizes Eugênia e Maria Luísa, da rainha Hortênsia e de Maria Amélia, última rainha da França.
Até o momento, apenas uma das peças foi recuperada: a coroa imperial da imperatriz Eugênia, confeccionada em 1855 com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas. Segundo a agência AFP, o objeto foi encontrado danificado em uma rua próxima ao museu.
De acordo com o Ministério do Interior da França, foram levados um colar, dois pares de brincos, uma tiara e broches de diamantes, todos considerados de “valor histórico e artístico incalculável”. A scooter usada na fuga foi localizada algumas horas depois do roubo.
As joias levadas do Louvre
O acervo roubado incluía peças raras, muitas das quais pertencentes ao tesouro da antiga monarquia francesa:
- Tiara de pérolas da imperatriz Eugênia: composta por 212 pérolas e quase 2.000 diamantes, criada em 1853 para o casamento com Napoleão III.
- Brincos de safiras das rainhas Hortênsia e Maria Amélia: adornados com safiras de Ceilão, integravam um conjunto de joias da família Orléans.
- Tiara e colar de safiras das mesmas rainhas: o colar tinha 631 diamantes e oito safiras, enquanto a tiara reunia 24 safiras e mais de mil diamantes.
- Colar e brincos de esmeraldas da imperatriz Maria Luísa: presente de Napoleão em 1810, o conjunto traz 32 esmeraldas e mais de 1.100 diamantes.
- Broche relicário de diamantes: feito em prata dourada, contém 94 diamantes, incluindo os célebres “Mazarins” do rei Luís XIV.
- Broche em formato de laço da imperatriz Eugênia: peça de destaque da Exposição Universal de 1855, com 2.438 diamantes.
- Coroa imperial da imperatriz Eugênia: única peça recuperada até o momento.
As autoridades francesas montaram uma força-tarefa para identificar os autores do roubo, considerado um dos mais ousados já registrados no museu. O Louvre permanece fechado para perícia e avaliação dos danos.








