O Cravinho reabre no Pelourinho após liberação do Ministério da Agricultura
Da Redação
O tradicional bar O Cravinho, localizado no Pelourinho, retomou suas atividades nesta terça-feira (21), após receber o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A certificação atesta a segurança dos produtos utilizados na fabricação das bebidas comercializadas no local.
Em nota, o estabelecimento informou que está com alvará, certificações e notas fiscais regularizadas, reforçando sua condição de “patrimônio cultural e afetivo da Bahia, símbolo da tradição, autenticidade e hospitalidade do nosso povo”.
A reabertura ocorre pouco mais de uma semana depois de o bar ter sido alvo de fiscalização na operação “Bebidas Etílicas”, realizada em 16 de outubro pela Polícia Civil da Bahia, pelo MAPA e por outros órgãos. Durante a ação, barris usados na produção da bebida artesanal que dá nome à casa — um destilado de cachaça com especiarias — foram interditados por falta de autorização para fabricação e venda.
Segundo os proprietários, a casa só voltaria a funcionar após a regularização completa do processo produtivo. Eles afirmaram ter solicitado um laudo técnico à Universidade Federal da Bahia (UFBA), que concluiu pela “excelência” e “segurança” dos insumos utilizados.








