quarta-feira, 24 de junho de 2026

Jerônimo sanciona lei que cria Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica

Foto: Divulgação

Da redação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou a lei que cria a Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (Seponte). A medida foi publicada na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o texto, a nova pasta terá como objetivo coordenar, articular e acompanhar os projetos prioritários da fase de implantação do sistema viário, que inclui a ponte Salvador-Itaparica — uma das obras mais aguardadas do estado.

Estrutura administrativa

A lei prevê a criação de diversos cargos em comissão para estruturar a secretaria, entre eles:

  • 2 superintendentes (DAS-2A);
  • 5 diretores (DAS-2B);
  • 3 assessores especiais (DAS-2C);
  • 9 coordenadores I (DAS-2C);
  • 1 coordenador de controle interno I (DAS-2C);
  • 2 assessores técnicos (DAS-3);
  • 5 assessores administrativos (DAI-4);
  • 1 chefe de gabinete (DAS-2A);
  • 3 assessores técnicos (DAS-3);
  • 1 assistente II (DAS-3);
  • 1 secretário de gabinete (DAS-3).

Conforme o artigo 5º da Lei nº 15.004/2025, a estrutura e o funcionamento da Seponte serão definidos em regimento interno aprovado por ato do governador. A pasta funcionará “até o cumprimento de sua finalidade”, ou seja, até a conclusão da implantação do sistema viário.

Novo titular

A expectativa agora é pela nomeação do secretário que comandará a Seponte. O anúncio estava previsto para esta quinta-feira (23), mas foi adiado devido às fortes chuvas que atingiram Salvador nos últimos dias. Ainda não há nova data para a divulgação do nome do titular.

23 de outubro de 2025, 09:00

Compartilhe: