Operação contra o Comando Vermelho deixa ao menos 64 mortos no Rio e se torna a mais letal da história do estado
Da Redação
Uma megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro deixou ao menos 64 mortos nesta terça-feira (28), segundo o governo estadual. A ação, batizada de Operação Contenção, foi deflagrada para conter a expansão territorial do Comando Vermelho e mobilizou centenas de policiais civis e militares nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital.
Entre as vítimas estão suspeitos de envolvimento com o tráfico, além de policiais civis e militares. O número total de mortos ainda está sendo atualizado. Até o início da tarde, 81 pessoas haviam sido presas, e 31 fuzis apreendidos. A operação também busca cumprir 69 mandados de prisão em 180 endereços.
A ação, considerada a mais letal da história fluminense, começou com a entrada de policiais nos complexos e rapidamente resultou em intensos confrontos. Foram registradas barricadas, bombas lançadas por drones e bloqueios em vias de acesso. Na rua Uranos, uma das principais entradas das comunidades, dois homens foram presos e um fuzil apreendido logo nas primeiras horas da manhã.
Seis pessoas ficaram feridas, três delas sem qualquer ligação com o confronto. Entre as vítimas inocentes está uma mulher atingida por um disparo enquanto fazia exercícios em uma academia.
O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que a dimensão da operação ultrapassa os limites da segurança pública estadual e defendeu a atuação conjunta com as forças federais. “Essa operação de hoje tem muito pouco a ver com segurança pública. É um estado de defesa. Não é mais só responsabilidade do estado, excede as nossas competências. Já era pra ter um trabalho de integração com as forças federais. O Rio está sozinho”, disse.
Castro classificou a ação como a maior já realizada pelas forças de segurança do estado, destacando o longo período de planejamento. “Uma operação que teve início no cumprimento de mandados judiciais, mais de um ano de investigação, mais de 60 dias de planejamento. Uma operação do estado contra narcoterroristas — quem faz o que eles fazem são narcoterroristas. Já temos relatos de tentarem fechar a avenida Brasil e outras vias para desviar a atenção. Há grande possibilidade de lideranças encurraladas, detidas ou neutralizadas”, declarou o governador.
Hoje, uma Mega operação Histórica está acontecendo no Rio de janeiro, não é Vietnã e nem palestina.
até agora já contam 20 mortos e 56 presos, Deus tenha piedade de nós.pic.twitter.com/Lg2g6I7LTy— Musculoso (@Mitchdapesada) October 28, 2025








