sábado, 8 de novembro de 2025

BRT de Salvador terá ponto inicial em Pirajá e ligação até a Orla via Gal Costa

Foto: Divulgação

A Estação Pirajá, uma das principais do sistema de transporte de Salvador, será transformada no ponto de partida do novo corredor do BRT da capital baiana. O projeto, previsto para ser concluído até julho de 2027, promete reforçar a integração entre diferentes modais e ampliar a mobilidade urbana na cidade.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, o novo trecho será construído pelo governo do Estado, com trajeto passando pela Avenida Gal Costa, Pinto de Aguiar e chegando até a Orla.

“A gente tem um projeto que sai da Estação Pirajá, passa pela Avenida Gal Costa, Pinto de Aguiar e segue até a Orla. […] O governo do Estado recebeu recurso para fazer esse corredor e o da 29 de Março, que eles optaram por fazer um VLT”, afirmou Pablo ao Portal A TARDE.

A prefeitura de Salvador ficará encarregada da operação e manutenção das estações, além da gestão das linhas que vão atender o novo corredor. A expectativa é de que 190 novos ônibus elétricos passem a circular, ampliando a frota do sistema.

O projeto prevê 12 estações, conectando bairros como Granjas Rurais, Sussuarana, Pau da Lima, São Marcos, Nova Sussuarana, São Rafael e Mandu, além de pontos estratégicos como a Avenida Pinto de Aguiar, UCSAL, Greenville e Patamares, até chegar à Orla Norte, em Itapuã, onde haverá integração com o BRS Orla Norte, também em desenvolvimento.

Com o novo BRT partindo de Pirajá, a integração com o metrô de Salvador também será fortalecida. Desde 2015, o terminal conta com uma estação metroviária.

30 de outubro de 2025, 15:00

Compartilhe: