Anvisa determina recolhimento de lotes falsos do medicamento Rybelsus e de nove anabolizantes
Da Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (28), o recolhimento de dois lotes falsificados do medicamento Rybelsus, à base de semaglutida, além de nove anabolizantes irregulares. A medida também proíbe a comercialização, distribuição e uso dos lotes falsos.
Foram identificados como falsificados os lotes N088499 e P08A472 do Rybelsus, medicamento indicado para controle dos níveis de glicose no sangue em adultos com diabetes tipo 2.
A ação foi tomada após a fabricante Novo Nordisk comunicar à Anvisa que havia identificado unidades falsas à venda no mercado brasileiro. Segundo a empresa, as embalagens falsas apresentam divergências visuais e erros de identificação em relação ao produto original.
Entre as diferenças apontadas pela fabricante estão:
Erro na escrita do local de fabricação;
Logotipo da empresa distinto do original;
Alterações no layout da embalagem;
Irregularidades na marca d’água, no campo de dados variáveis e no material da bula.
A Novo Nordisk informou que acompanha e comunica os casos de falsificação à Anvisa desde abril de 2025. Em nota, a empresa declarou que “o conteúdo das embalagens dos produtos foi modificado com informações falsas do lote M088499, que não pertence à nossa produção”.








