“O Agente Secreto” estreia em circuito nacional e é o indicado do Brasil ao Oscar 2026
Da Redação
O cinema brasileiro volta às telas com força nesta quinta-feira (6) com o lançamento de O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, que estreia em mais de 700 cinemas, em 370 cidades do país, em lançamento simultâneo na Alemanha e em Portugal.
O longa já passou por mais de 50 festivais internacionais e recebeu 20 prêmios, incluindo Melhor Direção e Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes. A produção foi escolhida para representar o Brasil no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, o filme utiliza elementos sonoros e visuais da época para criar atmosfera. A trilha sonora inclui faixas do álbum Paêbirú, de Zé Ramalho e Lula Côrtes. “Paêbirú é uma obra-prima da psicodelia brasileira. Escrevi o roteiro já com duas músicas do disco. É como se o vinil respirasse dentro do filme”, disse Mendonça à Agência Brasil. Ele anunciou também o lançamento da trilha em vinil duplo e de um livro com o roteiro completo, pela editora Record.
Wagner Moura interpreta Marcelo, professor que tenta recomeçar a vida em Recife após um passado violento. “O Agente Secreto fala de moral, verdade, poder e medo — temas que também me movem no teatro”, afirmou o ator, cotado ao Oscar de Melhor Ator.
Tânia Maria vive Dona Sebastiana, personagem que acolhe refugiados na cidade. Sua atuação tem sido destacada pela Variety e pela The Hollywood Reporter, que a apontam entre possíveis indicadas ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
A atriz Alice Carvalho destaca o impacto da identificação do público: “Ver nossos sotaques, rostos e histórias na tela faz o público se reconhecer. Esse é o Brasil real.”
Com lançamento internacional previsto, O Agente Secreto será exibido em mais de 90 países, incluindo China, México, Índia e Coreia do Sul.
Com informações da Agência Brasil.








