domingo, 9 de novembro de 2025

Bill Gates diz que combate à fome e doenças deve ter prioridade sobre mudanças climáticas

Foto: Reprodução/Redes sociais

Da Redação

O empresário Bill Gates publicou, em outubro deste ano, um texto em que defende que os recursos globais destinados ao enfrentamento das mudanças climáticas deveriam ser parcialmente redirecionados para ações de combate à fome e doenças em países pobres. Segundo ele, embora o aquecimento global seja um desafio grave, ele “não vai acabar com a humanidade”.

Na dissertação, Gates afirma que parte dos investimentos já realizados na área climática foi mal aplicada, envolvendo iniciativas caras e com resultados duvidosos. “A mudança climática, as doenças e a pobreza são os maiores problemas”, escreveu. “Devemos lidar com eles em proporção ao sofrimento que causam.”

O bilionário também criticou os cortes promovidos pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), alertando que a redução de recursos pode gerar prejuízos duradouros no combate à fome e a doenças evitáveis ao redor do mundo.

“Esta é uma oportunidade para voltar a focar na métrica que deve contar ainda mais do que as emissões e mudanças de temperatura: melhorar vidas”, destacou. “Nosso principal objetivo deve ser evitar o sofrimento, especialmente daqueles que vivem em condições mais difíceis nos países mais pobres do mundo.”

Apesar da defesa por mudanças de prioridades, Gates negou que tenha abandonado sua posição anterior sobre sustentabilidade. Ele afirma que o mundo deve manter o compromisso com a redução das emissões de carbono a zero, mas sem negligenciar problemas humanitários imediatos.

07 de novembro de 2025, 10:00

Compartilhe: