domingo, 9 de novembro de 2025

Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento

Foto: RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

Da Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 trouxe como tema da redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada neste domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em publicação na rede social X (antigo Twitter).

Além da redação, os participantes também respondem, neste primeiro dia de provas, às questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas. O exame teve início às 13h30 e segue até as 19h (horário de Brasília).

Os candidatos devem produzir um texto dissertativo-argumentativo em prosa, de até 30 linhas, a partir da situação-problema apresentada e dos textos motivadores. O participante precisa defender um ponto de vista sobre o tema proposto, utilizando argumentos consistentes e organizados de forma coerente.

A redação também deve conter uma proposta de intervenção social, ou seja, uma solução para o problema discutido, que respeite os direitos humanos. Qualquer proposta que incentive a violência, discriminação ou práticas racistas resulta em nota zero.

Correção

A redação é corrigida por dois avaliadores independentes, graduados em Letras ou Linguística, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor concede pontuação de 0 a 200 pontos em cinco competências, totalizando 1.000 pontos possíveis. A média das duas notas compõe o resultado final do candidato.

Situações que geram nota zero

O edital do Enem lista algumas situações que levam automaticamente à eliminação da redação:

Fuga total do tema proposto;

Folha de redação em branco;

Texto com até sete linhas manuscritas;

Uso predominante de língua estrangeira;

Assinatura, nome ou qualquer forma de identificação;

Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

Desrespeito à seriedade do exame, com uso de palavrões, desenhos ou deboches.

O tema de 2025, que discute o envelhecimento na sociedade brasileira, propõe uma reflexão sobre os desafios e transformações demográficas do país — um debate cada vez mais urgente diante do aumento da expectativa de vida e das mudanças nas políticas públicas voltadas à população idosa.

09 de novembro de 2025, 15:50

Compartilhe: