Governo Federal libera R$ 15 milhões para reconstrução de escola e ginásio destruídos por tornado no Paraná
Da Redação
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional anunciou a liberação imediata de R$ 15 milhões para a reconstrução da escola municipal e do ginásio de Rio Bonito do Iguaçu, município mais atingido pelo tornado que devastou parte do Paraná na última semana. O anúncio foi feito neste domingo (9) pelo ministro Waldez Góes, após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Tudo o que for necessário para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras cidades afetadas, o presidente Lula está determinando a mim e a outros colegas ministros que assim o façamos”, afirmou Góes.
As duas estruturas públicas foram completamente destruídas. O ministro sobrevoou as áreas mais afetadas ao lado do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e da diretora de Tecnologia da Informação do INSS, Lea Bressy Amorim, para avaliar os estragos.
Segundo Góes, o governo garantirá apoio integral às vítimas. “É tempo de solidariedade. Vamos assegurar ajuda humanitária, restabelecimento dos serviços essenciais e a reconstrução do que foi perdido”, declarou.
Destruição e impactos
O tornado provocou seis mortes — uma delas no município vizinho de Guarapuava — e deixou ao menos 750 feridos. A estrutura do ginásio destruído está sendo utilizada temporariamente para receber e organizar os destroços recolhidos.
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino, acompanhou o ministro e destacou a urgência da reconstrução. “Amanhã, cerca de 2,5 mil estudantes da rede pública não terão para onde ir. Não há prédios disponíveis para realocação. O apoio do Governo Federal será fundamental”, afirmou.
A comitiva também esteve na cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde estão sendo distribuídos alimentos e roupas a famílias afetadas. O ministro visitou ainda o assentamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio e se reuniu com representantes da Defesa Civil municipal e estadual.
Medidas adicionais de apoio às vítimas seguem em avaliação pelo governo.








