quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e vice de Piatã por uso da máquina pública em campanha

Foto: Reprodução/Achei Sudoeste

Da Redação

O prefeito de Piatã, na Chapada Diamantina, Marcos Paulo Santos Azevedo (PSD), e o vice-prefeito Ronaldo de Souza (Avante) tiveram os mandatos cassados e foram declarados inelegíveis por oito anos, conforme decisão da juíza eleitoral Camila Sousa Pinto de Abreu, da 105ª Zona Eleitoral. A sentença foi publicada na noite da última terça-feira (11).

Segundo informações do site Achei Sudoeste, a decisão resulta de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “Transparência e Trabalho do Povo para o Povo”, que acusou o gestor e o vice de usar a máquina pública e recursos municipais para favorecer a candidatura à reeleição.

De acordo com a sentença, as provas apresentadas apontam aumento injustificado de 72% nos gastos com combustíveis, crescimento de 542% nas despesas com festas e eventos públicos e alta de 53% nas contratações terceirizadas, sobretudo nas áreas de limpeza e apoio à educação.

A magistrada também destacou o uso promocional de eventos custeados com recursos públicos, como cavalgadas, inaugurações e festas populares, nos quais o prefeito teria associado sua imagem às ações da gestão municipal.

Outro ponto abordado na decisão envolve a empresa Limpetrans, contratada pela prefeitura para serviços terceirizados. Segundo a juíza, houve favorecimento político e nepotismo nas contratações.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou favoravelmente à procedência integral da ação, reforçando os indícios de abuso de poder político e econômico durante o pleito.

13 de novembro de 2025, 11:00

Compartilhe: