PF prende Daniel Vorcaro, do Banco Master, em operação contra emissão de títulos de crédito falsos
Da Redação
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (18), o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, durante a Operação Compliance Zero, que investiga a suspeita de fabricação e circulação de títulos de crédito falsificados no sistema financeiro. A ofensiva foi deflagrada após uma apuração do Banco Central identificar irregularidades na instituição.
Segundo a PF, a operação tem como objetivo “combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional”.
A investigação teve início em 2024, a partir de uma requisição do Ministério Público Federal. Na ocasião, levantou-se a suspeita de que uma instituição financeira teria produzido carteiras de crédito sem lastro, posteriormente vendidas a outro banco. Após fiscalização do Banco Central, esses documentos teriam sido substituídos por outros ativos, também sem avaliação técnica adequada.
A Operação Compliance Zero cumpre sete mandados de prisão e 25 ordens de busca e apreensão no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Entre os crimes investigados estão gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa e outras possíveis infrações relacionadas ao sistema financeiro.








